AA Juventude

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segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Treinador

O treinador deve ser o grande líder e disciplinador da equipe, para poder comandar de forma correta os seus jogadores durante os treinos e jogos. Ele deve também ser didático, para saber planejar os seus treinamentos adaptados à idade de seus atletas e as qualidades por eles reveladas. As funções do treinador segundo ele seriam comandar os treinos (táticos, técnicos, dois toques, coletivo e recreativo), dar preleção antes dos jogos, comentários após os jogos, se possível estudos sobre os futuros adversários, uma supervisão à disciplina dentro da quadra de jogo, uma supervisão junto aos seus auxiliares (comissão técnica) e um acompanhamento superficial da vida de seus jogadores fora de seu ambiente de trabalho (ZILLES, 1999).

Para Carravetta (2001) é o especialista mais próximo dos jogadores. Pela multiplicidade de funções que desempenha - é técnico, educador, organizador, conselheiro, estrategista e líder – exerce significativa influência no comportamento dos atletas. O técnico é um dos principais alicerces do esporte, se não o principal. É ele o grande gênio que, através de suas fórmulas e técnicas, consegue transformar adolescentes em atletas e pessoas de caráter. Ele influencia na educação dos jovens desportistas, uma vez que é uma referência. (MARQUES, 2003).

Devido às suas características pessoais e a sua formação profissional apresentam diferentes manifestações de comportamento, segundo Carravetta, alguns são pontuais, disciplinadores, autoritários ou exigentes; outros são organizados, valorizam os aspectos pedagógicos e metodológicos em suas proposições técnicas e táticas, respeitam as regras morais e éticas em suas relações esportivas e estão comprometidos com o desenvolvimento do futebol. Os grandes líderes têm habilidades de entender as percepções, pensamentos e sentimentos de outras pessoas (empatia). A empatia permite conhecer motivos, interesses e necessidades de seus atletas (SAMULSKI, 1995).

Como cita Becker Jr (2000) a função de treinador é uma das mais difíceis, mas também pode ser muito gratificante. Vencer competições nas mais distantes cidades, proporcionar um clima de crescimento individual e grupal de seus atletas, ser reconhecido por toda uma sociedade e ganhar um bom dinheiro por isso, são alguns dos motivos que levam uma pessoa a encaminhar-se para aquela profissão.

Para Smoll (1988) alguns pontos devem ser recordados e postos em prática. São eles: os treinadores são professores; os treinadores têm como tal de utilizar um estilo positivo de intervenção no treino; este estilo baseia-se em elogios, encorajamentos no sentido de favorecer o comportamento desejado e de motivar os jogadores a realizá-lo; elogiar tanto o esforço por alcançar um objetivo, como o bom resultado em si; ao dar indicações técnicas para corrigir um erro, deve-se ao começar por realçar algo que tenha sido bem executado.

O apoio psicológico, a inserção geral do atleta no grupo, a segurança individual ao atleta e a equipe, o respeito ao espírito esportivo, o controle, as intervenções e a orientação de procedimentos técnicos ou táticos são as principais funções do treinador. (CARRAVETTA, 2006). O treinador deve ser calmo, mas deve exercer severo controle sobre os jogadores, mantendo-os todo o tempo sob comando para não perderem a concentração durante treinos e jogos, mas sempre de maneira tranqüila, cortês e educada. Cobrar com rigor os erros cometidos, falta de atenção e má conduta pessoal e profissional, mas dentro do espírito de magnânima justiça. Valorizar e enaltecer o positivo, em contrapartida (LEAL, 2001).

Segundo Martens apud Samulski (1995), o líder efetivo apresenta 5 ações importantes: Estabelecer objetivos e metas concretas; Construir um ambiente social e psicológico favorável; Instruir valores; Motivar os membros para o alcance dos objetivos e metas e Comunicar com os atletas. Singer (1977) afirma que liderança é uma relação entre a personalidade do indivíduo e a situação, uma vez que toda situação requer talentos especiais para enfrentá-la e resolver os problemas que surgem dela. A liderança deve ser considerada bastante específica à tarefa.

A liderança efetiva ajusta-se à situação específica, a efetividade do estilo de liderança de um treinador é derivada da sua capacidade de adaptação às situações (GOULD e WEINBERG, 2001). Para Samulski (1995), líder é aquele que coordena os processos de interações e comunicações existentes na transmissão do fenômeno da liderança. O líder deve ser eficaz na transmissão de mensagens, apresentarem boa capacidade de solucionar problemas e tomar decisões apropriadas. Cabem ao líder as seguintes funções: Facilitar a comunicação interpessoal, organizar e orientar os esforços do grupo dentro de uma tarefa específica, ser capaz de satisfazer as necessidades do mesmo.
O profissional do esporte vai influenciar seu atleta positiva ou negativamente conforme suas atitudes e sua personalidade (MACHADO, 1997).

Hendry apud Machado (1997), em suas pesquisas, segundo depoimentos de atletas e demais técnicos, encontrou que o técnico ideal seria aquele indivíduo estável, sociável, criativo, inteligente, que assumiria riscos calculados, confiante e seguro e que poderia tranqüilamente manter o controle em situações tensas e adversas especificamente do esporte. A personalidade estereotipada do técnico geralmente não influencia as vitórias e derrotas; ao contrário, o comportamento de um técnico bem sucedido geralmente indica um enfoque flexível no qual ele é capaz de lidar de vários modos com numerosas pessoas e situações encontradas no esporte (CRATTY, 1984).

Becker Jr. (2000), relata que um dos fatores importantes no ambiente esportivo é que cada torcedor, por menor que seja sua escolaridade ou experiência na área, acredita que sabe tudo sobre a matéria e ainda da arte de treinar. Assim, cada torcedor opina, julga e critica abertamente o treinador de sua equipe, sempre que esta é derrotada. Para alguns é a função mais ingrata do esporte, se a equipe perder, o treinador é geralmente o responsável. De Abreu (1993) estabelece e avalia pelo menos cinco categorias gerais do treinador:

- Treinador Autoritário ou Ditador - Este tipo de treinador tem várias limitações, por exemplo: seu juízo nem sempre é acertado e seu código pessoal, algumas vezes, não vê outras soluções possíveis aos problemas individuais ou da equipe. Características:
- Crê firmemente na disciplina;
- Com freqüência usa medidas punitivas para reforçar as regras;
- É rígido com os programas ou planos;
- Pode ser cruel ou sádico;
- Não gosta de uma relação interpessoal íntima;
- Com freqüência é religioso e moralista;
- Usa ameaças para motivar os atletas.

- Treinador Flexível ou Democrático - As características desse tipo de treinador são opostas às do treinador autoritário. O Flexível é agradável aos demais e está profundamente preocupado com o bem estar de seus atletas. Inspira respeito, por razões extremamente diferentes do treinador anterior. É popular e sociável. Características:
- Geralmente, se relaciona muito bem com as pessoas;
- Usa meios positivos para motivar os atletas;
- É muito complacente na planificação;
- Com freqüência é experimental.

- Treinador Condutor - Em muitos aspectos este tipo de treinador tem traços de treinador autoritário. É similar na ênfase á disciplina, na força de vontade e na sua agressividade. Diferencia-se pois é menos punitivo e mais emocional. Características:
- Está freqüentemente preocupado;
- Recebe os problemas de forma pessoal;
- Investe intermináveis horas no material didático;
- Sempre exige mais do atleta;
- Motiva o atleta com seu exemplo

- Treinador Pouco Formalista - É exatamente o oposto do treinador autoritário. Aparenta não sofrer nenhum tipo de pressão. Para ele, tudo não é mais do que um desporto interessante, o qual se tem o prazer de ganhar. Características:
- Não parece levar as coisas a sério;
- Não gosta dos programas;
- Não fica nervoso com facilidade;
- Dá a impressão de que tudo está sob controle.

- Treinador Formal ou Metódico - Este tipo de treinador aparece com mais regularidade na cena esportiva. Em geral sempre está interessado em aprender, raras vezes é egoísta e poucas vezes crê ter todas as respostas. Este treinador está se convertendo cada vez mais em uma ciência exata, usa todos os meios para acumular informações de seus oponentes. Características:
- Aproxima-se do esporte de forma calculada e bem organizada;
- É muito lógico no seu enfoque;
- É frio em suas relações pessoais;
- Possui alto nível intelectual;
- É pragmático e perseverante

Os poucos estudos existentes indicam que as mulheres treinadoras possuem os mesmos traços e necessidades de seus correlativos masculinos. Uma treinadora vitoriosa era tida como possuidora de alto nível de autoconfiança, dominação, sucesso, resistência psicológica, sentimentos de aceitação e heterossexualidade. Entre outras qualidades positivas atribuíveis as treinadoras vitoriosas (principalmente aquelas de equipes de basquete) está a necessidade de manter amizades (CRATTY, 1984).

Por www.futsalbrasil.com.br

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