AA Juventude

AA Juventude

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

História do Futsal

Existe uma grande polêmica em torno de quem criou o Futebol de Salão. Sem dúvida alguma se pode afirmar que foi o Uruguai quem redigiu as primeiras regras. Cabe ao Brasil a responsabilidade de seu crescimento e ordenação como modalidade esportiva (VOSER, 1999). O Futebol de Salão nasceu nos anos 30 e foi criado na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo então diretor de seu departamento de menores, professor Juan Carlos Cerani. Em 1933 ele redigiu as primeiras regras fundamentadas no futebol, basquete, handebol e pólo aquático (VOSER, 1999).

Para Tenroller (2004) o futsal é considerado por muitas pessoas genuinamente brasileiro. Pois sua difusão se deu de forma muito rápida no Brasil principalmente pela ACM de São Paulo. Onde alguns brasileiros que participavam da ACM do Uruguai, retornavam para trazerem as primeiras regras organizadas por Carlos Ceriani professor a ACM. Em março de 1958, a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou a prática do Futebol de Salão no país, fundando o Conselho Técnico de Futebol de Salão, tendo as federações estaduais como filiadas. Em 1969, foi fundada a Confederação Sul Americana, nesta época começaram a surgir os primeiros campeonatos sul – americanos de clubes e seleções nacionais (VOSER, 1999).

O Futebol de Salão ganha o mundo, surge em 25/07/71 a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), fundada no Rio de Janeiro, tendo João Havelange como 1° presidente (SANTANA, 2006). O surgimento da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) aconteceu em 1979 quando os esportes brasileiros sofreram transformações radicais já reclamadas há algum tempo, a mais importante foi o desaparecimento da Confederação Brasileira de Desportos, responsável pelo futebol e várias outras modalidades que não tinham Entidades Nacionais organizadas e dependiam das "migalhas" da CBD (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO, 2006).

Assim, no dia 15 de Junho de 1979, no Rio de Janeiro, foi oficialmente fundada a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, sendo os seguintes os estados fundadores: Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Amazonas, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Paraíba, Mato Grosso, Brasília, Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Amapá, Alagoas e Goiás (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO, 2006).

A década de 90 representa a grande mudança no Futebol de Salão. Da fusão do Futebol de Cinco (praticado pela FIFA) com o Futebol de Salão (praticado pela FIFUSA) surgiu o FUTSAL (VOSER, 2003). Em 1989 a FIFA homologou a supervisão do futsal mediante extinção da FIFUSA e a criação de sua Comissão de Futsal.

Atualmente a entidade nacional, CBFS, dirigente do Futsal, conta com vinte e sete (27) Federações Estaduais filiadas, congrega cerca de 3.500 clubes e associações, o que perfaz um total de aproximadamente 289.000 atletas inscritos e registrados na CBFS até janeiro de 2005. A entidade promove anualmente competições nacionais e internacionais de clubes e seleções, nas categorias infantil, juvenil, adulto e feminino (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO, 2006).

Alguns dados que deverão, ano a ano, serem superados: o Brasil possui 5000 equipes de futsal, mais de 180 mil de atletas federados, 27 federações, 1672 clubes, mais de 350 atletas no exterior; no mundo, mais de 70 países praticam o futsal; depois do Brasil, os países com maior número de participantes são: Espanha (1 milhão), República Checa (300 mil), Itália (210 mil) e Austrália (120 mil). O futsal é o esporte com o maior número de praticantes no Brasil (SANTANA, 2006).

Por www.futsalbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário